DER
 


Instrução Técnica sobre Asfalto 

Leilões do DER 


Notícia  


DER-RJ alcança 93% dos serviços na RJ-151
06/09/2016 - 10h42

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) iniciou a fase final de trabalhos na RJ-151, em Barra do Piraí. O órgão está terminando os serviços de drenagem e sinalização, totalizando 93% da obra concluída. O valor do investimento é de R$110 milhões e a previsão de término para o fim do ano. A melhoria gerou cerca de 250 empregos. Atualmente, 80 homens finalizam a intervenção, equipados de retroescavadeiras, caminhões, rolos de menor porte, entre outros veículos.

O trecho de 32 km que recebe a pavimentação liga Parapeúna, na RJ-147, até a Ponte de Zacarias, na altura da RJ-137. O órgão está implantando na rodovia, antes em leito natural, asfalto modificado com polímero, com maior durabilidade que o convencional.

“A obra está melhorando demais a vida dos moradores. Antes, quando chovia ficava cheio de barro, agora a estrada está ótima. Sem falar que é melhor para nossa cidade, porque mais pessoas podem visitar com o asfalto bom”, disse Ana Lucia de Freitas Bastos, gerente na Agropecuária Parapeúna, empresa localizada na região.

A estrada, que atravessa uma área rural, com produtos leiteiros e hortaliças, já passou por obras de alargamento e roçado, e teve a substituição de cinco pontes de madeira de quatro quilômetros cada por galerias de mais de 10 metros; terraplanagem, drenagem superficial e revestimento primário com escória de afiaria – que se transformou na base para a pavimentação asfáltica.

A RJ-151 tem 185 quilômetros de extensão e é uma das principais vias da região Sul Fluminense. A via começa em Comendador Levy Gasparian, no Centro-Sul, e termina em Maromba, no município de Itatiaia. Ela se encontra com a RJ-145, incluindo os 45 quilômetros projetados entre Pedra Selada e Santa Isabel do Rio Preto, e liga a rodovia Rio-Juiz de Fora (BR-040), na altura da localidade de Monte Serrat, no município de Comendador Levy Gasparian, ao distrito de Visconde de Mauá, no município de Resende.


 


Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados