Governo Aberto DER

Boletim Informativo DER

Vice-governador e presidente do DER-RJ participam de maior encontro rodoviário do país
28/11/2019 - 16h39

O vice-governador do Rio, Cláudio Castro, participou hoje (28/11) do 21º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), em Brasília, promovido anualmente pela ABDER (Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem), em Brasília. O encontro anual teve a participação de ministros, representantes de associações e departamentos ligados a estradas e rodovias de todo o Brasil, e até do exterior.

Cláudio Castro aproveitou para lançar o Rio de Janeiro como sede do Enacor do ano que vem, no segundo semestre, provavelmente em novembro. "É uma alegria muito grande estar aqui hoje. A infraestrutura é uma das prioridades do governo do estado do Rio. E a melhoria das estradas faz parte desse pacote de melhorias. Levar o Enacor para o Rio é coroar um novo tipo de política, a que prioriza a técnica e beneficia nossa população. Melhores estradas é desenvolvimento", disse Cláudio Castro.

A 21ª edição do Encontro Nacional de Conservação Rodoviária começou na última terça-feira (26/11). O evento aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, com congressistas do Distrito Federal e dos 26 estados do Brasil, além de três palestrantes de países internacionais – Portugal, Colômbia e Angola.

O presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, também compareceu ontem e hoje ao evento. Foi dele a iniciativa, abraçada pelo governo do estado, de fazer o primeiro Enacor carioca.

“O Enacor é um dos maiores eventos conjugados, envolvendo rodovias, pavimentação, tecnologia, logística, trânsito e mobilidade do país. Será um gol de placa do governo do estado levar o encontro para o Rio, pela primeira vez. É uma das prioridades desse governo e da nossa gestão fornecer ferramentas para melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento do estado”, afirmou Uruan, ao lado de representantes do DER-RJ, do presidente da ABDER, Ruimar dos Santos, e do diretor-geral do DER-DF, Fausi Nacfur Junior.

"Esses encontros propiciam importantes intercâmbios técnicos entre os DERs, além de oferecer minicursos, palestras apresentadas por autoridades nacionais e internacionais do setor, apresentações de workshops e exposição de materiais, equipamentos e serviços, por exemplo. É o maior encontro rodoviário do país. Ou, talvez, da América Latina”, disse o presidente da ABDER.

Durante o encontro, que termina na noite desta quinta-feira (28/12), houve intercâmbios, por intermédio de minicursos, palestras apresentadas por autoridades nacionais e internacionais do setor, bem como apresentações de trabalhos técnico-científicos e exposição de materiais, equipamentos e serviços, em uma grande área com estandes para exposição.

Cerca de 1600 pessoas participaram do evento, entre empreiteiros e representantes de construtoras de obras públicas viárias e rodoviárias, representantes de prefeituras, de secretarias e departamentos de transportes, infraestrutura urbana, obras, serviços municipais, subprefeituras, órgãos do governo nas esferas federal, estadual e municipal, autarquias, agências ligadas à infraestrutura viária e rodoviária, DERs, DETRANs, DNIT, agências reguladoras, concessionárias de rodovias, empresas de engenharia, consultoria, projetos, gerenciamento de obras, pavimentação, locadoras de máquinas e equipamentos, universidades e centros de desenvolvimento tecnológico.