Governo Aberto DER

Boletim Informativo DER

Infrações de Trânsito

Relação Ordenada de Restos a Pagar

Governo do Estado vai investir R$ 150 milhões em infraestrutura das cidades fluminenses
07/04/2021 - 19h31

Fomentar o desenvolvimento do interior fluminense por meio de infraestrutura das cidades. Esta é proposta do Governo do Estado que anunciou, nesta quarta-feira (07/04), um investimento de R$ 150 milhões para a revitalização de vias urbanas municipais. A iniciativa, que tem a parceria com as prefeituras locais, é liderada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e vai beneficiar 89 municípios. O órgão disponibilizará o material e os municípios entram com a mão-de-obra.

- Estes convênios vão dar a possiblidade para que o Rio de Janeiro se torne um estado produtivo na questão da infraestrutura. As empresas que querem se alocar aqui vão saber que haverá boas estradas. Ou seja, que o Governo do Estado está dando as condições para o desenvolvimento e, com isso, gerar renda, emprego e turismo para estas regiões. Começamos com um orçamento inicial de R$ 150 milhões e temos a meta de chegar em R$ 1 bilhão em investimentos. São quase seis anos sem um grande recurso para este setor – disse o governador em exercício Cláudio Castro.

A primeira rodada de cidades contempladas estão municípios da Baixada Fluminense, Centro Sul, Costa Verde e Médio Paraíba - Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Paracambi, Paty do Alferes, Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty, Itaguaí, Barra do Piraí, Barra Mansa e Itatiaia.

- Estes convênios significam a melhoria viária dos municípios. As cidades terão que apresentar ao DER um plano de trabalho e nós vamos disponibilizar todo o material necessário para que obras de revitalização – falou o secretário das Cidades, Uruan Cintra.

Fiscais do DER estarão nas cidades

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Luiz Roberto Pereira de Souza, afirmou que o órgão estará atento na execução das obras e poderá também ajudar na questão do plano de trabalho.

- Os fiscais do DER passarão pelas cidades uma vez por vez para conferir o que estará sendo feito. Estamos à disposição das prefeituras para ajuda-las neste convênio – lembrou o presidente.

Parceria com as prefeituras

Para o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, o trabalho de parceria entre o Governo do Estado e os municípios demonstra a preocupação com o interior fluminense.

- Isso mostra a dedicação que o Estado está tendo com as demais regiões do Rio de Janeiro, fora da capital, principalmente neste momento em que as cidades passam por dificuldades em meio à pandemia – disse Jordão. O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, já adiantou onde vai aplicar o material disponibilizado do DER.

- Vamos melhorar a estrada que liga Piabas ao distrito de Conservatória, trecho que está no roteiro internacional do turismo. Ali, são muitos buracos. Além disso, o material também será aplicado em todas as rodovias estaduais que cortam o nosso município – finalizou Esteves.

Nesta quinta-feira (08/04), será a vez de anunciar as demais cidades contempladas do Médio Paraíba, além das localizadas nas regiões Noroeste e Serrana Fluminenses.

DER-RJ
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 17h
Telefone: (21) 2334-5994 (Central de Informações)
Avenida Presidente Vargas, 1.100 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20071-002