Publicado no Bider - Boletim Interno do DER-RJ
n° 223 de 29-11-99

Comunicação

O VICE-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, comunica que o DER-RJ, numa contribuição estratégica para suporte aos projetos (*) de infra-estrutura e para a cartografia básica no estado, contratou a implantação de oito marcos para a Rede Geodésica do Estado do Rio de Janeiro, sendo sete em suas unidades setoriais descentralizadas de Barra Mansa, Campos do Goytacazes, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, São Gonçalo (Alcântara, na Usina do 4-ID), Vassouras e, um marco na Eletronuclear em Angra dos Reis .

O GPS - Sistema de Posicionamento Global por Satélites utilizará o marco no levantamento e transporte de coordenadas geodésicas referenciadas ao datum oficial do Brasil, SAD-69, em todo o território do estado. A Rede está sendo estabelecida pelo IBGE - Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, órgão responsável legalmente pelo projeto e implantação do Sistema Geodésico Brasileiro -SGB, vindo a complementar a rede nacional em relação a Região Sudeste.

A Rede tem sua conclusão prevista para o primeiro trimestre de 2.000 e, contará também com outros dois marcos, construídos anteriormente, um no Complexo de Lucas do IBGE e outro na futura Barragem de Simplício /FURNAS, em Sapucaia (BR-393).
O acesso aos marcos da Rede será público, desde que agendado previamente, sendo controlado pelo responsável direto da unidade de onde estiver instalado, que deverá zelar pela sua manutenção.

(*)
- ENSINO E PESQUISA VINCULADOS AO ESPAÇO GEOGRÁFICO;
- BASE OPERACIONAL DOS CENSOS E PESQUISAS;
- LEVANTAMENTOS: TOPOGRÁFICOS, BATIMÉTRICOS;
- SISTEMA GEOGRÁFICO DE INFORMAÇÕES - SGI;
- SENSORIAMENTO REMOTO;
- FOTOGRAMETRIA;
- CADASTROS : URBANO, RURAL, DE REDES DAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS, FOCOS EPIDEMIOLÓGICOS, ETC..
- PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL;
- PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO DE ROTAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS E PASSAGEIROS;
- PROJETOS RODOVIÁRIOS, DE SANEAMENTO, IRRIGAÇÃO, PARCELAMENTO DO SOLO, ETC..
- MARKETING GEOGRÁFICO

REDE GEODÉSICA DE ALTA PRECISÃO GEODÉSICA POR RASTREIO DOS SINAIS DE SATÉLITES DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)1999 / 2000

Coordenação: Divisão de Planos e Programas da Assessoria de Planejamento da Vice-Presidência

VOLTAR