PROJETO SIRGAS
(Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul)

Introdução

1.1- ESTRUTURA DO PROJETO
A estrutura organizacional do projeto é mostrada na Figura 1.1; os nomes dos membros correspondentes são fornecidos no Item 1.3 deste Capítulo.

                     
FIGURA 1.1: Estrutura organizacional do projeto SIRGAS

O Comitê do projeto é formado por um representante de cada país do continente e um de cada entidade patrocinadora. O Comitê é responsável pelo estabelecimento das diretrizes do projeto e pela análise dos resultados obtidos pelos Grupos de Trabalho. O Bureau funciona como sede do Comitê, fornecendo suporte ao Presidente no desempenho de suas tarefas. O Conselho Científico é formado por profissionais da comunidade internacional, de destacada atuação em geodesia, tendo por atribuição assessorar o comitê em suas análises e decisões, bem como os grupos de trabalho. O Grupo de Trabalho 1 tem sido responsável pelo estabelecimento do sistema de referência. Para este propósito, organizou uma campanha GPS continental, realizada de 26 de maio a 4 de junho de 1995. O processamento dos dados da rede estabelecida durante a campanha foi executado independentemente pelo Deutsches Geodaetisches Forschungsinstitut (DGFT) e pela National Imagery and Mapping Agency (NIMA). Detalhes sobre as atividades do Grupo de Trabalho 1 podem ser encontrados no Capítulo 2. O Grupo de Trabalho II tem se encarregado de coordenar a integração das redes geodésicas nacionais de cada país sul-americano à estrutura de referência SIRGAS. Detalhes sobre suas atividades são fornecidos no Capítulo 3.
Os Grupos de Trabalho organizaram as seguintes reuniões, com a finalidade de conduzir suas atividades:


· 20-22 de abril de 1994, Bogotá, Colômbia: primeira reunião do GT II;
· 24-28 de outubro de 1994, La Plata, Argentina: primeira reunião do GT 1 e segunda do GTII,
· 5-9 de agosto de 1996, Santiago, Chile: segunda reunião do GT 1 e terceira do GT II;
· 8-11 de april de 1997, Isla Margarita, Venezuela: terceira reunião do GT 1 e quarta do GTII.



As coordenadas oficiais de cada estação da Rede de Referência SIRGAS são encontradas no Item 2.5 do Capítulo 2.
O projeto SIRGAS tem sido extremamente bem sucedido. Isto só foi possível devido ao alto nível de cooperação obtido de cada participante, incluindo os países sul-americanos, as entidades patrocinadoras e os consultores científicos, representando mais de 30 instituições das Américas e Europa, todos trabalhando no sentido do desenvolvimento do continente sul-americano.

<--VOLTAR  PRÓXIMA -->

VOLTAR