DER
 

 


Serviços Prestados a Terceiros

Para obtenção de Autorização Especial de Trânsito (AET)

O que é AET?

Autorização Especial de Trânsito (AET) é o documento expedido pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) para veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de carga, que não se enquadre nos limites de peso e dimensões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito, por meio da Resolução Nº 882 de 13 de dezembro de 2021.

Quem deve utilizar este serviço?

Destinada para os casos em que o veículo, ou combinação de veículos, extrapole os limites de peso e dimensões estabelecidos pela Resolução do CONTRAN Nº 882 de 13 de dezembro de 2021.

Como obter uma AET?

Para realizar uma solicitação ou consulta de Autorização Especial de Trânsito (AET), clique no link abaixo. Você será redirecionado para o portal de Autorização Especial de Trânsito.

Acessar Portal de Autorização Especial de Trânsito

Manual de Orientações para utilização do Sistema AET

Renovação

A Renovação da AET para o transporte de cargas indivisíveis, Combinação de Veículos de Carga (CVC), Combinação para Transporte de Veículos (CTV) e Guindastes deverá ser solicitada com antecedência mínima de 30 (trinta) dias corridos da data de término de validade da autorização anterior, mediante apresentação desta e dos documentos a serem exigidos no ato de renovação.

Contato

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Divisão de Estudos de Trânsito (DET):
(21) 2202-5790 ou pelo e-mail aet@der.rj.gov.br


Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados